Animação Facial

by

Estava eu me atrasando pra aula de AD e me deparo com isso aqui:

Muito docarai, obviamente o velhinho ficou mais realista (pros não-letrados em CG, é mais fácil sair do Uncanny Valley com mais detalhes, e a pele das pessoas mais velhas são bem mais detalhadas – no sentido de que tem mais “sujeira”, marcas etc. Quem viu Beowulf deve ter percebido como a Angelina Jolie parecia um boneco, e o Beowulf velho e o Hrothgar eram muito mais bem feitos), então mais um vídeo dele:

Agora, o que eu não conhecia e achei do caralho é isso aqui: um sistema que faz captura e processa VÍDEO, ao invés de pontos de captura, eles pintam a cara do ator com tinta fluorescente e põe ele na frente de uma matriz de câmeras. O resultado é esse aqui:

Qual é a sacada dos caras: ao invés de capturar “pontos reais”, como num motion capture normal, eles criam pontos “virtuais” em cada uma das “imperfeições” da pintura, e fazem tracking de um zilhão de pontos, ao invés de algo na casa das dezenas.

E o legal é que dá até pra usar isso em jogos, tipo nesse demo aqui na Unreal Engine 3:

Esse vídeo aqui explica direitinho e tem mais demos. Mesmo se você não tiver saco de ver tudo, veja pelo menos a parte a partir de 2:30, onde colocam uma mulher pra gravar a performance pro modelo do careca aí em cima. Depois dessa, eu REALMENTE dou algum crédito àquela história do seu primo viadinho que fala “AI! eu sou uma mulher num corpo de homem!” 8/

Tags: , ,

Deixe uma resposta

